sábado, 19 de maio de 2012

Surgimento do Pilates e seus Princípios

A maior finalidade do Pilates, é a busca da saúde e condicionamento físico.
Joseph Pilates, nasceu com a saúde muito debilitada devido à asma, raquitismo e febre reumática. Com isso, dedicou-se a se tornar fisicamente forte e saudável. Especializa-se em várias áreas da saúde. Em meio a guerra refina suas ideias sobre condicionamento físico, cria uma série de 34 exercícios de solo, que passa para seus colegas. Após a primeira guerra mundial, o método começa a ser utilizado na reabilitação e além dos exercícios de solo, começam a ser utilizados os exercícios com molas, nos quais, mais tarde são aperfeiçoados para dar origem aos studios de contrologia.

O método possui 6 princípios:

Concentração: Durante a execução dos exercícios, deve-se ter o máximo de atenção aos movimentos realizados e aos músculos que estão sendo trabalhados para que o Sistema Nervoso Central ajude a recrutar o maior número de fibras musculares.

Controle: O movimento deve ser bem controlado e coordenado do início ao fim, para uma execução mais calma e harmônica, para melhora na eficiência do exercício, contraindo a musculatura de maneira correta.

Precisão: Trabalho feito com qualidade, ou seja, menos repetições com mais concentração, principalmente ao realinhamento postural.

Centramento: Este é o foco principal para o controle corporal, com total contração dos músculos abdominais, região do assoalho pélvico, auxiliando no alongamento axial, mantendo os órgãos internos na posição correta, buscando o menor gasto energético na estabilização do corpo.

Respiração: Parte primordial do movimento. Inicia-se com a inspiração profunda, após a expiração é lenta, bem controlada trabalhando cada porção da cavidade toráxica e abdominal. É bom para fortalecer os músculos do aparelho respiratório e para oxigenar os músculos. Inspira-se pelo nariz e ao iniciar o movimento, expira-se pela boca.

Fluidez: Movimentos devem ser harmônicos, velocidade lenta, contínua, para diminuir o impacto do corpo ao solo e utilizar a inércia para manutenção do corpo, sem risco de lesões.

Nas minhas aulas os benefícios que mais observo são: diminuição de dores, melhora do alinhamento postural, melhora de flexibilidade e força, diminuição de perimetrias e melhora no sono, relatado por alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário